Warframe review PT-BR

Warframe é o jogo mais Frankenstein que eu já joguei. Em 2013, foi pouco mais que um shooter de pilhagem processualmente gerado, mas a Digital Extremes já implantou dezenas de recursos nesse sistema de raiz desde então. Combate espacial e submarino, uma zona de mundo aberto, batalhas de PVP, habitações de clã personalizáveis, estações espaciais públicas, animais de estimação tamponáveis ​​... a lista continua. O crescimento do Warframe não se parece com uma planta bem cuidada - é mais como um experimento científico mutante. Os sistemas de jogo são costurados aleatoriamente uns nos outros de maneiras que às vezes são incoerentes, mas estranhamente charmosas mesmo assim.

Comparações entre Warframe e Destiny não são injustas. Como o pseudo-MMO da Bungie, o Warframe é um jogo de tiro RPG cooperativo ambientado em uma sombria versão do futuro futuro do nosso sistema solar. É sobre onde as semelhanças terminam. Ao contrário da maioria dos RPGs, Warframe não se concentra na progressão vertical, onde eu continuo nivelando para se tornar mais poderoso. Em vez disso, é quase semelhante a um jogo de sandbox, onde defino meus próprios objetivos. Eu quero coletar todos os warframe e armas, ou eu quero focar em fazer um ou dois obscenamente poderosos? Eu quero enfrentar as missões mais difíceis ou investir meu tempo para encontrar os melhores equipamentos cosméticos? Cada um é uma busca excepcionalmente gratificante com seu próprio apelo.

Eu sei kung-fu


Como um Tenno, eu pertenço a uma antiga ordem de ninjas espaciais que foram despertados do cryosleep para trazer equilíbrio e paz de volta ao sistema solar. Tenno como eu são escassos, especialmente considerando que as facções Grineer, Corpus e Infested contra quem eu luto têm uma reserva aparentemente interminável de tropas. Para equilibrar as probabilidades, os Tenno usam armaduras indomáveis ​​chamadas warframes, cada uma com suas próprias habilidades e estilos de jogo. Mas todos os warframes compartilham duas coisas em comum: agilidade impossível e uma incrível quantidade de customização.

Quando luto através de missões em cada planeta, o quão bem me movo é muitas vezes tão importante quanto o quão bem eu tiro. O ímpeto é tudo, e ficar parado é uma viagem rápida para o túmulo. Felizmente não há falta de opções de movimento. O sistema parkour do Warframe faz com que The Matrix pareça uma produção teatral do ensino médio. warframes podem deslizar, rolar e pular no ar com agilidade impossível.

[caption id="" align="aligncenter" width="443"] "É emocionante limpar grandes abismos em um único salto ou destruir inimigos do passado enquanto corre contra algum objetivo cronometrado"[/caption]

É brilhante como esses movimentos se encaixam. Semelhante a um jogo de skate, os slides em terra podem ser combinados em saltos de bala para a frente em rolos de esquiva em mais slides no solo. Nas mãos certas, até os mapas mais longos do Warframe podem ser percorridos em segundos. Tudo isso leva algum tempo para me acostumar e é frustrante quando fico preso no ambiente. Por exemplo, bordas costumam ter o suficiente de uma beirada que se eu estiver abaixo de uma plataforma e eu tentar pular para cima, acabo ficando presa logo abaixo da beirada. De um modo geral, porém, o movimento rápido do Warframe é benéfico para ele. É emocionante limpar grandes abismos em um único salto ou destruir inimigos do passado enquanto corre contra algum objetivo cronometrado.

Ao voar pelo ar, posso mirar e disparar um efeito de tempo de bala localizado para tiros mais precisos, ou posso eviscerar inimigos com minhas armas corpo-a-corpo bem de perto. Os inimigos do Warframe não são inteligentes, mas isso realmente não importa quando eles freqüentemente superam o número de 20 para um. Isso não quer dizer que o Warframe seja fácil - pelo contrário, na verdade. Inimigos são individualmente burros, mas em grupos eles têm habilidades em camadas que realmente podem significar problemas, como o escudo fornecendo drones Corpus ou Disruptores Antigos que sugam sua valiosa energia.

Warframe carece de uma campanha central central, mas a maior parte do meu tempo foi gasto desbloqueando novos planetas no mapa estelar. Cada planeta tem uma rede de missões que precisam ser completadas em sucessão - juntamente com alguns objetivos secundários - para desbloquear novos planetas, missões mais difíceis e recursos de criação mais valiosos.

É uma coisa boa que estou me movendo tão rápido, ou eu ficaria entediado com os níveis do Warframe. Não é que eles não sejam bonitos (algumas das vistas sobrenaturais são apropriadamente impressionantes), mas são tão repetitivas. Missões são corredores gerados aleatoriamente com estética que combinam com o planeta em que estou, mas todos parecem iguais depois de algum tempo. É uma pena que um sistema solar abrangendo aventuras esteja largamente confinado a corredores claustrofóbicos.


Maquinas de matar


Esse problema não existe com o combate. Há mais de 50 warframes e bem mais de 100 armas, emprestando toneladas de diversidade para a progressão da personagem. Cada warframe é como sua própria classe de RPG, completa com quatro habilidades únicas. Mag, por exemplo, pode esmagar hordas de inimigos usando seus poderes magnéticos. Nekros, uma estrutura de estilo necromante, pode reviver inimigos mortos para lutar por ele. O Hydroid pode invocar uma área de tentáculos semelhantes a um kraken que esmagam e prendem quaisquer inimigos estúpidos o suficiente para entrar. E esses são apenas os quadros de guerra mais básicos. Octavia, por exemplo, tem um instrumento que faz buffs de aliados e funciona como um sintetizador real no jogo para os jogadores fazerem suas próprias músicas. O equinócio é na verdade dois quadros de guerra em um, alternando entre os modos noturno e diurno que possuem habilidades inteiramente diferentes.

Armas não são tão exclusivas, mas existem tantos tipos diferentes que ainda é divertido experimentá-los. Há a feira habitual como rifles de assalto, espingardas e espadas, e depois há os tipos mais estranhos como o Arca Plasmor, que dispara bolhas de radiação, ou o Redentor, uma lâmina que também funciona como uma arma.

Criar essas armas e armações é o outro lado da moeda do Warframe, e é onde eu comecei a esbarrar na desalentadora batalha do Warframe. Os quadros são provavelmente os mais árduos, porque suas plantas normalmente só caem do chefe de um planeta. Para obter todos os três esquemas de componentes, você terá que administrar um chefe pelo menos três vezes - mas muitas vezes muitos, muitos mais.

"Matar o mesmo chefe várias vezes não é tão divertido assim."


O equinócio, por exemplo, requer seis plantas do mesmo chefe, e como esses drops são aleatórias, alguns jogadores precisam matá-lo mais de 30 vezes. Os recursos dropaveis não são tão ruins porque você os coleta, não importa o que esteja fazendo, mas matar o mesmo chefe várias vezes não é tão divertido - especialmente quando não há como pular direto para a briga com o chefe. Como um novo jogador, isso também estraga algumas das dramáticas tensões em torno dessas lutas contra chefes, a menos que você as faça sozinho. Você geralmente será emparelhado com um grupo de jogadores que atravessam o nível e matam o chefe tão rápido que você nem sequer terá a chance de ver sua cena.



Recursos e dinheiro que você ganha ao completar missões são canalizados para criar novos itens, mas isso também requer uma certa quantidade de tempo real. Às vezes, isso é apenas alguns minutos, mas os warframes levam pelo menos 84 horas para serem feitos. É chato ter que esperar por horas ou dias para os itens serem gerados, porque o equipamento novo não é imediatamente poderoso, de qualquer maneira.

Não existe um sistema de nível abrangente no Warframe. Cada warframe e arma tem seu próprio nível que aumenta enquanto eu o tenho equipado, então tudo é uma droga no começo. Itens de nivelamento aumentam sua capacidade de modificação, o que permite que você inclua mods que habilitem e aumentem esse item. Sem eles, qualquer warframe ou arma é universalmente terrível. Mas com mods - especialmente os mods certos - eu posso me tornar um deus da guerra tão poderoso que quase quero gargalhar loucamente enquanto abro caminho através de missões.

Existem facilmente cerca de mil mods para encontrar e usar, e aprender quais funcionam bem juntos é uma arte em si. Alguns são escolhas óbvias com upgrades de dano direto, enquanto outros podem ter um buff poderoso, mas também uma desvantagem significativa que deve ser levada em conta. Cada mod drena a capacidade mod de um item, mas há maneiras de otimizar ainda mais uma construção.

Alguns itens raros podem dobrar a capacidade mod, enquanto 'Forma' redefine um item para o nível um, mas adiciona um slot mod especial que reduz pela metade o dreno de um mod que tenha um símbolo correspondente. É comum os jogadores formarem um item várias vezes para extrair o máximo de capacidade mod, exigindo que você redimensione esse item quantas vezes. Felizmente, redimensionar itens não é tão demorado quanto parece. Missões específicas são bem conhecidas por jogar tantos inimigos em você que com uma festa cheia e uma hora para matar, você pode facilmente fazer powerlevel.

Se todo esse processo parece confuso, bem, é. E não há como evitá-lo também. Warframe é intenso e complicado, e houve noites em que eu passei mais tempo lendo o wiki ou assistindo a vídeos do que realmente tocando a droga. E isso vale para praticamente todos os sistemas do Warframe. Mesmo negociando com outros jogadores requeria um guia. Agora que estou no topo da curva de aprendizado do Warframe, no entanto, a jornada não parece tão ruim. Por mais assustador que tenha sido, é animador jogar um jogo estilo MMO que não imita apenas seus pares.



Pegue o sistema mod, por exemplo. Praticamente qualquer warframe e arma pode ser viável para missões de fim de jogo baseadas apenas nos mods que você inseriu nelas. Em vez de constantemente pedalar através de equipamentos progressivamente mais poderosos, como na maioria dos MMOs, passo meu tempo amavelmente moldando meu arsenal em armas de destruição em massa finamente ajustadas. Eu amo que eu tenho esse tipo de liberdade em vez de ser calçado em certas armas e warframes de primeira classe. E por causa disso, eu estou mais ligado a cada um dos meus warframes do que qualquer equipamento exótico do Destiny.

Embora não exista um sistema de níveis abrangente, existem Mastery Ranks, que você ganha nivelando novos equipamentos. Cada posto desbloqueia novas missões de história, armas e quadros, mas não afeta seu poder de forma alguma. Eu adoro este sistema porque me encoraja a experimentar e nivelar novos equipamentos para aumentar minha Mastery Rank em vez de apenas aderir a um estilo de jogo. Eu estou constantemente tendo que aprender novas estratégias e técnicas, e isso mantém o Warframe divertido.

"A rotina do Warframe não parece desnecessária e arbitrária para mim como acontece em outros MMOs."


A desvantagem é que esta é apenas mais uma moagem no topo da montanha de moinhos do Warframe, que por sua vez está localizada em uma cordilheira de montanhas que atravessa o continente. As Montanhas Rochosas de grinds, se você quiser. Mas, além de ter que esperar pelos itens para criar, o trabalho do Warframe não parece desnecessário e arbitrário para mim como acontece em outros MMOs. Claro, eu poderia estar cultivando as mesmas missões dezenas de vezes procurando mods raros, mas a principal diferença é que jogar Warframe é apenas diversão à moda antiga.

Eu não estou displicentemente apertando o botão de ataque enquanto assisto Netflix em uma segunda tela. Não é uma tarefa, porque estou me divertindo. E como essa rotina leva a novos warframes e armas que oferecem estilos de jogo muito diferentes, em vez de apenas clicar para aumentar os números em uma ficha de personagem, ela também parece mais gratificante. Por mais que eu odeie esperar três dias por um Warframe para construir, também é difícil resistir a não entrar na primeira hora da manhã e levá-lo para dar uma volta rápida.


Mercadores da morte



O que é ruim é que nem todos esses sistemas de progressão no Warframe foram feitos com igual amor e cuidado. É evidente que, a fim de manter os jogadores interessados, o Digital Extremes tem que distribuir as atualizações em um ritmo constante, mas alguns desses novos recursos parecem meio realizados e até mesmo um pouco confusos. Os archwings, por exemplo, são um traje Gundam Wing que permite que o seu warframe lute no espaço sideral, mas eles lidam mal e mal são usados ​​fora de algumas missões obrigatórias. Parece inútil gastar tempo com eles.

As planícies de Eidolon, uma zona mundial ambiciosa como o mundo dos Extremos Digitais, adicionada no ano passado, é impressionante, mas parece muito compartimentada do resto do jogo. É principalmente apenas para veteranos. O problema com essas adições é que os novos jogadores não perceberão que seu tempo é melhor gasto em qualquer outro lugar do que a retificação de missões Archwing ou a realização de missões repetitivas nas Planícies. Quando o Warframe já está pedindo incontáveis ​​horas para ver e fazer tudo, é frustrante sentir que qualquer um do meu tempo foi desperdiçado desnecessariamente. São esses desvios ousados ​​da fórmula central do Warframe que fazem com que ele pareça extenso e às vezes incoerente, embora eu aprecie que o Digital Extremes assuma riscos.

Felizmente, jogadores inteligentes podem encontrar algumas maneiras de pular algumas dessas dificuldades. Sendo um jogo free-to-play, você pode jogar dinheiro no Warframe e pular alguns obstáculos de progressão. Warframes e armas podem ser comprados diretamente em vez de fabricados, mas os mods só vêm em lootboxes aleatórios. Você ainda precisará nivelar essas coisas antes que elas sejam úteis. E como o Warframe é em grande parte um jogo cooperativo, eu realmente não me importo se alguém comprou seu caminho até o topo.



Warframe é extremamente generoso para jogadores que não pagam, e quase não há limitações arbitrárias impostas sobre o que você pode fazer sem gastar dinheiro. Mas o que é impressionante é que a platina, a moeda premium, é a moeda de troca entre os jogadores. Eu posso vender itens para outros por platina e comprar qualquer coisa da loja de dinheiro premium. Melhor ainda, eu posso usar o meu disco de platina para comprar mods raros diretamente de outros jogadores e pular para tentar criá-los. Por causa disso, a economia comercial do Warframe é robusta e ativa, e você não precisa gastar dinheiro real para participar. Adoro visitar o bazar para ver o que os jogadores estão vendendo. É uma das coisas mais legais do Warframe.

São esses momentos, quando estou dando um tempo de todo o assassinato para visitar uma das estações espaciais públicas, que me sinto em sintonia com o mundo do Warframe. Eu adoro ver outros jogadores apenas relaxando. Embora Warframe não esfregue na sua cara, há uma riqueza de lore e história para descobrir, especialmente quando você começa a mais recente e ambiciosa busca de histórias. Eu adoro interagir com alguns dos NPCs coloridos como Cephalon Simaris, uma IA hellbent em matar tudo para que ele possa roubar seus dados e fazê-lo viver eternamente em uma realidade simulada chamada Sanctuary. Embora possa não ser um multiplayer massivo, o Warframe tem muito do que eu acho interessante sobre os MMOs. É um mundo extenso com histórias para contar, pessoas para conhecer e saquear alem de farmar itens. É assustador para aprender, claro

O VEREDITO






Nota: 86



WARFRAME


A assustadora complexidade do Warframe não diminui seu delicioso combate e sua progressão flexível.



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